Quem somos

A Renascer-OMAC é uma Organização não-governamental, de âmbito nacional sem fins lucrativos e económicos, com personalidade jurídica e dotada de autonomia administrativa financeira e patrimonial. Foi criada em 1998, cujas actividades sempre centradas na assistência e apoio psicossocial às populações mais vulneráveis, desfavorecidas em situação difícil e de risco com especial atenção a protecção e promoção dos Direitos das Crianças, com maior enfoque no reforço escolar e actividades vocacionais de crianças.

Nossa história

A Renascer-OMAC foi Criada em 1998, cujo processo de inicio de implementação das actividades no âmbito de proteção social da Criança órfã e vulnerável em situação extrema de risco e marginalizada, iniciou a implementação das suas actividades em 1999, por iniciativa e preocupação de um grupo de algumas mulheres activistas sociais e de Direitos Humanos, motivadas e comovidas pela situação de aglomeração, afluência, frequência, participação e envolvimento activo de maior número de crianças adolescentes e jovens no trabalho de catadores na lixeira Municipal de Hulene B, em circunstância de violação total dos seus direitos fundamentais e em maior risco de contrair várias doenças endémicas e infecto contagiosas, sem nenhuma condição de protecção nem de recursos para tratamento médico e medicamentoso.

No mesmo ano, a ideia veio a concretizar-se aquando da visita de uma senhora Alemã a Moçambique pela Terre Des Hommes Alemanha, que ao passar pela Lixeira Municipal de Hulene B, comoveu-se ao ver crianças que de forma aglomerada recorriam ao local em busca de autossustento e sobrevivência. Esta aliou-se a iniciativa e manifestou a sua vontade e interesse de apoiar aquelas crianças que seria através de um projecto a ser submetido ao Governo alemão, através da Terre Des Hommes Alemanha, organismo que na altura coordenava a cooperação Alemã em Moçambique para apoio a projectos sociais para proteção e assistência a crianças vulneráveis, marginalizadas e em situação de Risco.

Nossa Abordagem

Missão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens em Moçambique, oferecendo oportunidades de preparação para o futuro, através do exercício da cidadania, da criação de capacidades profissionais e da assistência psico-social.

Visão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens em Moçambique, oferecendo oportunidades de preparação para o futuro, através do exercício da cidadania, da criação de capacidades profissionais e da assistência psico-social.

Principios

Estamos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das crianças, garantindo a protecção dos seus direitos.

Valores

Respeito pelos direitos humanos

Consideramos a pessoa como o imperativo social na realização das nossas actividades, protegendo os direitos das crianças, adolescentes e jovens.

Empatia

Pautamos por um relacionamento inter-pessoal saudável, acolhedor e aceitável com as crianças e outras partes interessadas

Excelência

Agregamos valor ao que fazemos, garantindo um diferencial competitivo pela qualidade dos serviços que prestamos ao nosso grupo-alvo e não só.

Transparência

Agimos de forma a garantir que os interessados conheçam as acções e os resultados do trabalho da nossa organização, prestando contas a todos os níveis.

Compromisso

Estamos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das crianças, garantindo a protecção dos seus direitos

Voluntarismo

Identificamos com a causa das crianças e trabalhamos de forma desinteressada, garantido a sua integração psicossocial e econômica.

Parceria

Acreditamos que não podemos fazer tudo sozinhos, por isso, precisamos criar e manter sinergia com actores-chave e relevantes, que trabalham na área de protecção das crianças, adolescentes e jovens.

Nossa Equipe

Direcção

Carolina Matavele

Directora Executiva

Oficiais

Duarte Paco

Oficial de administração e Finanças

Narciso Cumbe

Oficial de programas

Gestores

Hélder Laice

Gestor de projectos

Ilídio Zima

Gestor de Monitoria e Avaliação

Freitas Romão

Gestor de Recursos Humanos

Formadores

Vocacionais

Vicente Mahota

Serralharia
Corte e Costura

Paulo Como

Cestária
Carpintaria
Corte e Costura
Cestária

Formadores

Digitalização

André Chirindza

Digiitalização

Atánasio Xavier Júnior

Diigitalização

Assistentes

Aventina Macome

Assistente Administrativa

Victor Daniel

Assistente Administrativo

Celina Vilanculos

Assistente Social

Olga Mazuze

Assistente Social

Saquitifa Maquete

Assistente Social

Telma Matavele

Psicóloga